segunda-feira, 7 de março de 2011

1ª OFICINA CATEQUÉTICA 2011 - MATERIAL

Dinâmica de um encontro catequético
1-     Chegar antes das crianças.
2-     Arrumar a sala (mesa com toalha, Bíblia, é essencial)
3-     As cadeiras devem estar em círculo.
4-     Acolher a todos com alegria e entusiasmo.
5-     Após acomodação de cada um cuidar para que desse momento até o final do encontro haja espiritualidade, não deixando se perder o sentido de escola da fé, não estão na escola e nada pode se assemelhar a ela.
6-     Após o devido acolhimento, o/a catequista convida as crianças a ficarem de pé e a colocar-se em atitude de oração.
A oração inicial é o momento indispensável e de muito respeito,é bom começar com o sinal da cruz , porém eu seja bem feito e se introduza algumas palavras a respeito da Santíssima Trindade.A oração deve ser espontânea ou preparada, rezando bem devagar voltando os olhos para Jesus.
7-      Quando já estiverem sentados (em círculo), o/a catequista conversa e deixa eles conversarem sobre sua vida, acontecimentos da semana , aniversários, um momento de descontração, fazendo em seguida a chamada verificando a presença na Missa do final de semana.
8-     Chegou o momento de recordarmos o Evangelho do domingo lembrando o tempo litúrgico que vivemos, é importante que o catequista tenha colado em seu caderno as leituras do folheto da missa para auxiliá-lo na explicação do evangelho, é indispensável o incentivo do catequista  para que aprendam a importância da Missa .
9-     Depois de já ter se preparado em casa e na oficina o catequista passa a falar sobre o que Deus ensina no tema do dia, se não consegue se expressar espontaneamente convém ter preparado um resumo no seu caderno durante a oficina para apresentar a eles ou ler o aprofundamento do tema que está no livro do catequista deve deixar bem claro o objetivo do tema e a frase de memorizar que deve estar anotada no caderno. Pedir que as crianças escrevam ou desenhe o que entenderam .De vez em quando convém dar uma avaliação, pesquisa ou tarefa para fazerem em casa, sobre o tema.
10- Que eles desenvolvam as atividades do encontro bem como respondam as perguntas de cada tema.
11- No final, deixar a sala limpa, fazer oração final e sair devagar com cuidado e sem muito barulho.
      Dinâmica de uma Oficina catequética
1-      Oração inicial
2-      O líder deve ter controle de presença dos seus catequistas.
3-      O líder deve primeiro dar os possíveis avisos colhidos na reunião do CPC  e observar juntos  os compromissos 
do mês (datas no calendário)
4-      Todos os catequistas devem ler os temas antes de vir para a oficina e trazer material necessário para montagem de cada encontro para que sejam divididos entre os catequistas.
5-      Convém que no livro grande se escreva a mensagem de cada gravura contida nos temas para comentar com as crianças e que eles também escrevam e anotar também a data em que se está trabalhando o tema.
6-      Não se deve passar textos para as crianças na lousa, apenas a frase de memorizar e resumo pequeno sobre o que Deus ensinou nesse dia, o objetivo do encontro é indispensável. 
7-      O cronograma não deve ser adiantado nem deixar que se atrase, há tempo suficiente para ser completados em todos os encontros.
8-      A liderança deverá estar presente em todas as reuniões do CPC e incentivar seus catequistas a participar das celebrações, festas e acontecimentos na paróquia como por Ex: A quadrilha, Corpus Christi, Semana Santa, Cerco, semana catequética e outros.
“Ou educamos na fé, colocando as pessoas realmente em contato com Jesus Cristo e convidando-as para o seu seguimento ou não cumpriremos nossa missão evangelizadora.” (Documento de Aparecida, 287)

1º Encontro: Acolhida : 01 A 05/03
É importante que cada catequista prepare seu encontro com palavras amigas de boas vindas, demonstrem a felicidade e alegria de tê-los ali. Digam a elas que foi Deus quem  chamou cada uma delas e que seus nomes estão gravados no coração de Deus, e que Jesus também as chama para ser seus amigos e que cada um queira imitá-lo no seu modo de amar, perdoar, servir, louvar e agradecer a Deus. (Fazer um coração grande onde cada criança escreverá o seu nome)

SINAL DA CRUZ

Para que fazemos? Para cumprimentar (saudar) a (A SANTÍSSIMA TRINDADE)

Mas quem é a SANTÌSSIMA TRINDADE? São 3 pessoas Santas ,DEUS,JESUS e o ESPÍRITO SANTO.

O que quer dizer TRINDADE?  são 3 pessoas – Pai, Filho e Espírito Santo

O que quer dizer SANTISSIMA? são 3 pessoas Santas.

Quem é o Pai? DEUS o pai CRIADOR que criou todas as coisas. AQUELE QUE NOS CRIOU.

Quem é o Filho? JESUS que é nosso AMIGO e quer  salvar as crianças, ensinando a elas fazer o bem e nunca as coisas erradas. AQUELE QUE NOS CHAMA PARA APRENDER SUAS LIÇÕES.

Quem é o ESPÍRITO SANTO? A LUZ que  DEUS nos deu no dia do nosso Batismo que faz  a todos nós entendermos o que é certo e o que é errado e nos ajuda escolher ser bom e nos faz sentir vontade de ir para catequese, para missa, de fazer o bem para as pessoas, amar e agradecer a Deus, rezar todos os dias, etc...
AQUELE QUE NOS ENVIA.

Por que mais fazemos o sinal da cruz ? Para pedir a proteção de DEUS.
Porque acreditamos que temos Deus é um pai que cuida de nós, quando vemos e sentimos toda beleza que Ele nos deu na criação de todas as coisas, por tudo que existe VIDA.
Porque acreditamos o seu Filho Jesus é nosso melhor amigo e que Ele nos ensina amar.
Porque acreditamos que o ESPÍRITO SANTO nos ajuda a vencer as dificuldades e nos faz entender e aceitar as verdades de DEUS E de JESUS.

Quando fazer o sina da cruz? Sempre que for iniciar um trabalho, um esporte  para nos proteger de ferimentos, antes das orações para que elas sejam bem feitas e cheguem até DEUS, antes de uma viagem para nos proteger de acidentes, antes de estudar para que gravemos bem as lições   para ir bem  na prova, antes das refeições para agradecer o alimento que vamos comer,etc....


 Fazendo o sinal da cruz: Ensinando o Sinal da Cruz para as crianças
O Sinal da Cruz é uma oração importante que deve ser rezada logo que acordamos, como a nossa primeira oração, para que Deus, nos proteja durante todo o dia.Com este Sinal, que é o sinal do cristão, nós pedimos proteção contra os nossos inimigos.
e qualquer que nenhum mal possa nos atingir.O Sinal da Cruz, feito antes de iniciarmos as nossas orações, nos predispõe a bem rezar.

+ Pelo sinal da Santa Cruz: ao traçarmos a primeira cruz em nossa testa, nós estamos pedindo a Deus que proteja a nossa
mente dos maus pensamentos, e para entendermos  a palavra de Deus.

+ Livrai-nos Deus, Nosso Senhor: com esta segunda cruz sobre os lábios, estamos pedindo para que de nossa boca só saiam palavras de louvor: louvor a Deus, louvor aos Seus Santos e aos Seus Anjos; de agradecimento a Deus, que proclamemos a palavra de Deus  e que as nossas palavras jamais sejam ditas para ofender o nosso irmão;

+ Dos nossos inimigos: esta terceira cruz tem como objetivo proteger o nosso coração contra os maus sentimentos: contra o ódio, a vaidade, a inveja, a luxúria e outros vícios; fazer dele uma fonte inesgotável de amor a Deus, a nós mesmos e ao nosso próximo; um coração doce, como o de Maria e manso e humilde como o de Jesus.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo: como Jesus mandou os Apóstolos procederem.
Atividade para pintar e colar no caderno.

                                                    
Diálogo: Por que ir a catequese?
Por que Jesus ama as crianças e Ele te chama!
Vamos a catequese por que é a escola de Jesus. Para aprender de Jesus as suas lições de amor. Para aprender com Jesus como fazer para ser pessoa do bem, e não do mal, aprender a ser pessoa que ama, porque só quem ama como Jesus amou vai amar a Deus, a todos os irmãos, amar a igreja de Jesus, permanecer com Jesus para sempre.
Na catequese, pretendemos revelar a pessoa que ensinou-nos todas as coisas JESUS CRISTO. Quando se descobre este Jesus, ficamos apaixonados e libertos. Encontramos força, energia, para vencer, aprender, crescer. Que nós, catequistas, nunca nos esqueçamos de mostrar a beleza de Deus. Elas serão melhor aceitas e interiorizadas, depois de nos termos apaixonado por este AMIGO.

O nosso coração sempre se enche de Alegria, ao saber quanto Jesus Ama as Crianças! (ler)

Naquele tempo era costume levar as crianças para serem abençoadas pelos sacerdotes ou pelos grandes mestres da época. Mas uma mãe teve uma idéia diferente. Ela resolveu levar seu filho para ser abençoado por Jesus, o Ser mais maravilhoso.

Certamente, ela já havia percebido como Ele tratava as crianças de maneira tão carinhosa. Enquanto ia pelo caminho, encontrou outras mães que ao saberem da idéia que ela tivera, resolveram acompanhá-la também. Porém, será que Jesus as receberia? Ele estava sempre tão ocupado!
Jesus viu quando elas se aproximaram com as crianças, e aquele era um momento muito especial para ensinar uma importante lição a seus discípulos. Assim Ele esperou até que chegassem mais perto, para ver qual seria a atitude dos discípulos. Quando viram todas aquelas crianças, eles não gostaram nenhum pouquinho.
Alguns de vocês seriam capazes de representar que foi o que fizeram os discípulos?
Eles se sentiram aborrecidos, quando se aproximaram e trataram de mandar todos de volta o mais rápido possível. Eles pensaram que as crianças incomodariam Jesus. E quando aquelas mães, muito tristes começaram a voltar para as suas casas, sem ter suas criancinhas abençoadas por Jesus, Ele mandou que as chamassem e disse: "Deixem vir a mim as crianças e não as impeçam; pois o Reino dos céus pertence aos que são semelhantes a elas". (Mateus 19:14).  
Como elas se sentiram felizes! Jesus então as tomou em Seus braços e as abençoou.
Ele amava a cada criancinha e também ama a cada um de vocês. Jesus sabe quando você está triste ou feliz. Sabe se está sofrendo por alguma enfermidade e Ele também fica triste quando alguma criança está triste.
A lição dada naquele dia aos discípulos é para nós também, como pais, mães, professores e como Igreja. As crianças devem ser atraídas a Jesus. Se Seus ensinos são corretos, elas virão se nós o permitirmos e se lhe mostrarmos o caminho.
Que neste dia, queridos amiguinhos, vocês saiam daqui com a com a certeza de que Jesus ama muito a cada um de vocês e quer receber a todos no Reino do Céu.  
Agora, vamos rezar  pedindo que Jesus abençoe também a cada um de vocês.
       "Depois trouxeram crianças a Jesus, para que lhes impusesse as mãos e orasse por elas. Mas os discípulos os repreendiam. Então disse Jesus: "Deixem vir a mim as crianças e não as impeçam; pois o Reino dos céus pertence aos que são semelhantes a elas". Depois de lhes impor as mãos, partiu dali". (Mateus 19:13-15)

2º Encontro: 07 a 12/03 - Porque ir a Missa?

Por que Deus fez o mundo em 6 dias no sétimo dia descansou .Esse é o dia do Senhor! dia em que devemos dedicar a Deus a nossa presença na Missa.
Jesus está a nossa espera, escondido no Sacrário e fica feliz quando vê cada amiguinho chegando para sua festa.
Sim porque cada Missa é uma festa de Jesus porque estamos todos felizes e reunidos com nossos irmãos.
Por que na Missa temos a oportunidade de falar com Deus, pedir perdão por nossos erros, para louvar e agradecer por tudo que Deus faz por nós.Temos a oportunidade de apresentar para Deus todos os nossos pedidos contar de nossa vida e receber a graça do perdão e a ajuda de Deus.

Ninguém deveria ficar sem a Missa, porque é na Missa que alimentamos nosso com a Palavra de Jesus no Evangelho, e recebemos o alimento Espiritual a Eucaristia.

Daí porque devemos ir mesmo quando estamos com pouca vontade, aliás, a pouca vontade é mais do que uma razão para ir, é o momento oportuno para pedirmos: Pai, aumenta-nos fé!
Sobre a Santa Missa, ensinamentos preciosos, vejamos:"Assistindo à Santa Missa, aprendemos a conviver com cada uma das Pessoas divinas: com o Pai, que gera o Filho; com o Filho, que é gerado pelo Pai; e com o Espírito Santo, que procede dos dois.

Amemos a Missa.  Não ama a Cristo quem não ama a Santa Missa, quem não se esforça por vivê-la com serenidade e sossego, com devoção e carinho. É assim que devemos assistir à Santa Missa, com o coração apaixonado por Jesus.
A missa não é uma invenção, foi Jesus quem celebrou a primeira Missa na Quinta feira Santa, na Santa Ceia.
  • Jesus “tomou o pão... o vinho:”. É a preparação das oferendas.
  • Jesus “deu graças”. É a Prece Eucarística de nossas Missas.
  • Jesus “partiu o pão” e deu-o a seus discípulos. É a comunhão, participação na Eucaristia
    (Mt 26, 26-29).
  • E Jesus fez um pedido:” Fazei isso em memória de mim”.
  • Quando celebramos a santa Missa,estamos repetindo a Ultima Ceia, fazendo o que Jesus nos mandou fazer. 
A Missa divide – se em 4 partes.( VIVEMOS O ANO LITURGICO) Observamos o tempo e a cor do tempo litúrgico. Seguir um folheto para melhor explicação.

1-     Ritos iniciais: FALAMOS COM DEUS

( canto de entrada, acolhida, Saudamos o Pai o Filho e o Espírito Santo com o sinal da Cruz, )
- Ato Penitencial: pedimos perdão por nossos pecados.
- Glória: louvamos e glorificamos a Deus agradecendo o perdão que recebemos.
- Oremos: apresentamos nossos pedidos e nossas intenções a Deus.

2- Liturgia da Palavra: DEUS NOS FALA
- 1ª Leitura
- Salmo – nossa resposta a 1ª Leitura.
- 2ª Leitura
- Evangelho
- Homilia
- Profissão de fé
- Pedidos da Comunidade

3- Liturgia Eucarística (Em memória do Senhor)
- Ofertório ( oração sobre as oferendas, oração Eucarística,Santo,)
- Ritos da Comunhão ( Pai Nosso, Oração pela paz, fração do pão, Comunhão, oração depois da comunhão)

4- Ritos Finais: DEUS NOS ENVIA
- Benção final
- Canto final


3º Encontro: 14 a 19/03  - Ano Liturgico

O Ano Litúrgico é o "calendário religioso". Por ele, o povo cristão revive anualmente todo o Mistério da Salvação centrado na Pessoa de Jesus, o Messias. O Ano Litúrgico contém as datas dos acontecimentos da História da Salvação; contudo, não coincide com o ano civil, que começa no dia primeiro de janeiro e termina no dia 31 de dezembro. O Ano Liturgico, por sua vez, começa com o Primeiro Domingo do Advento e termina na última semana do Tempo Comum, onde se celebra a solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo ( Cristo Rei). Em outras palavras, ele começa e termina quatro semanas antes do Natal, cumprindo sempre três ciclos: A, B,e C. No Ano (ou ciclo) A, predomina a leitura do Evangelho de São Mateus; no Ano (ou ciclo) B, predomina a leitura do Evangelho de São Marcos e no Ano(ou ciclo) C, predomina a leitura do Evangelho de São Lucas. O Ano Litúrgico é composto de diversos "tempos litúrgicos" e sua estrutura é a seguinte:
·         Tempo do Advento – Cor roxa (nos preparamos para receber Jesus no natal)
·         Tempo do Natal – Cor branca (tempo de alegria, Jesus está entre nós)
·         Tempo Comum (Primeira parte) Cor verde ( Esperança, Jesus caminha conosco)
·         Tempo da Quaresma –  (Cor roxa nos preparamos para a Ressurreição de Jesus )
·         Tríduo Pascal – cor vermelha (recordamos o sacrifício da vida e morte de Jesus)
·         Tempo Pascal – Cor branca (tempo de alegria, Jesus Ressuscitou!)
·         Tempo Comum( Segunda parte) Cor verde (Esperança, Jesus permanece no meio de nós)

TEMPO LITURGICO-  QUARTA-FEIRA DE CINZAS –  1º dia QUARESMA

Na Quarta feira de cinzas Jesus nos pede CONVERTEI-VOS E CREDES NO EVANGELHO.
Com esse pedido de Jesus somos convidados a pensar em toda nossa vida como estamos vivendo, estamos com Deus ou estamos no pecado?

QUARESMA - UM TEMPO ESPECIAL – (da quarta feira de cinzas até a quinta feira santa)

A palavra “quaresma”, que vem de quarenta, lembra o período de quarenta dias do Ano Litúrgico em que a Igreja prega a penitência e incentiva os cristãos a se converterem, isso é mudar de vida.
Recordando os quarenta anos durante os quais o povo de Israel andou pelo deserto até alcançar a Terra Prometida e os quarenta dias que Jesus passou no deserto antes de iniciar sua vida pública, todos nós somos convidados a mudar de vida ou, como nos diz a palavra de Deus, a “trocar de coração”, convertendo-nos para Deus e para os irmãos.

CONSCIENTIZAÇÃO
Na verdade, todos os dias do ano são dias de conversão. No entanto, o tempo da quaresma, é, sem dúvida, um tempo todo especial para isso.
Arranquemos de dentro de nós o “coração de pedra” e coloquemos, em seu lugar, um novo coração, um “coração de “carne”.

Converter-se é mudar para melhor; é deixar o caminho do erro e da infidelidade para seguirmos pelo caminho da vida.
Mas como realizar a “conversão do coração”?
A Igreja propõe quatro caminhos concretos: a prática da oração, do jejum, da esmola e da fraternidade.

Portanto, Quaresma é um tempo de fazer algo de bom por amor a Jesus!
É tempo de fazer uma limpeza geral em nós mesmos,para tirar todo  o pó e o lixo do pecado que se acumularam em nosso coração e que nos impede de amar.
JEJUM - O Jejum é feito para termos o domínio da gula e renovar as forças para enfrentar as situações difíceis do dia-a-dia.
ORAÇÃO - A oração significa a nossa relação com Deus. Pela oração, nos aproximamos do Pai.
ESMOLA - A Esmola é partilha com os irmãos mais pobres.
Na escola, fazemos os exercícios para aprendermos melhor a matéria. Na vida cristã, devemos fazer os exercícios quaresmais para reforçar a nossa fé.


4º encontro – 21 a 26/03 - O Amor de Deus

Motivação Inicial: Hoje você é chamado á conhecer e experimentar o amor de Deus em sua vida.

 Deus nos ama e criou tudo o que existe como um presente para mim.Porém o mais importante é que Deus me criou como pessoa para amar.

A melhor notícia, Deus Te Ama!!!
 
Inicialmente, é necessário saber o que significa Amar:
- Amar é querer a realização e a felicidade do outro;
- Amar é servir ao outro não somente a nós mesmos.
- Amar é não impor condições e aceitar o outro como ele é.
 
Nós somos amados de Deus. Amados por Ele, porque Deus é Amor.  1 João 4, 16 – Ler.
 
DEUS NOS CRIOU POR AMOR
           
Deus é amor, e no transbordamento deste amor surge a criação de Deus.
Ele desejou, sonhou com cada um de nós, nos amou antes de sermos gerado no ventre de nossa mãe. Nos criou a sua imagem e semelhança.
Não nos ama porque nós o amamos, mas sim porque Ele é amor.

(ISAÍAS 43, 1-5A.)  Deus nos conhece, pois nos chama pelo nome (vers.1);
                               No perigo, Ele caminha conosco (vers. 2);
                               Porque é nosso Deus, nos resgata (vers. 3);      
                               Somos preciosos (vers. 4);
                               Troca reinos por cada um de nós (vers.5).
 
DEUS NOS AMA PESSOALMENTE

Deus criou a todos, mas nos ama pessoalmente, porque é Pai! Mesmo tendo muitos filhos, ama a cada um pessoalmente, individualmente, é um amor intransferível. Somos obras primas da criação de Deus.
Ex: Os dedos da mão. As nossas digitas.
 
DEUS NOS AMA INCONDICIONALMENTE

Deus não impõe condições para amar. Ele nos ama exatamente como somos, com cabelo liso ou crespo, se somos altos ou baixos, porque aos olhos de Deus somos lindos e maravilhosos. Apesar de todo o pecado, vício, rancor, porque seu amor muda a nossa vida.
Muitas vezes, nós não nos amamos, não nos aceitamos como somos, mas Deus nos ama porque Ele nos criou e nos conhece-nos, somos frutos da essência divina, fomos criados por amor, pelo amor e para o amor. Deus nos ama não pelo que fazemos e sim porque somos seus Filhos.
 
SEU AMOR É PERMANENTE, ETERNO, CONTÍNUO E INTENSO!
 Seu amor é permanente, é eterno, é contínuo e intenso, nos ama a todo o momento, pois está sempre junto de nós. Sabe o que se passa em nossa vida, nos conhece melhor que nós mesmos.
 EM NENHUM MOMENTO SE ESQUECE DE NÓS  Is 49, 14 Ler

 
É PRECISO FAZER A EXPERIÊNCIA DESTE AMOR
Deus nos irriga com seu amor, derrama esse amor como chuva sobre nós, mas se estamos com o guarda-chuva aberto, o amor que caí sobre nós não nos atinge.
            Feche o guarda-chuva do ressentimento, do racionalismo, do orgulho, e abra o coração.


 Para você catequista


QUERIGMA

Em resposta a proposta de Evangelização feita por João Paulo II para a Igreja no novo milênio, a nossa catequese é querigmática. O querigma (primeiro anúncio) é baseado no centro da nossa fé católica: a história da salvação. O Querigma é dividido em seis passos:

1.AMOR DE DEUS:  O Pai nos ama infinitamente e incondicionalmente.
2.PECADO: O pecado nos afasta do Pai;  nos impede de viver plenamente o amor de Deus.
3.JESUS CRISTO: Jesus Cristo, o Filho e um com o Pai, se fez homem, para nos salvar do pecado. Ele entregou a sua vida por nós.
4.FÉ E CONVERSÃO: Somos livres para acolher a Salvação. Precisamos optar em crer que Jesus Cristo é o Salvador (Fé) e decidir abandonar o pecado e voltar a Deus (Conversão)
5.ESPÍRITO SANTO: Sozinhos não somos capazes de alcançar a conversão. Precisamos do Espírito Santo para nos transformar e santificar.
6.COMUNIDADE: O Espírito Santo nos impulsiona à vida na comunidade, ao convívio com os irmãos, para que nós possamos ajudar uns aos outros e vivermos em unidade.  


O COMPROMISSO DO CATEQUISTA – EM RESPOSTA AO PEDIDO DE JESUS NO ENCONTRO DE CATEQUISTAS.
Em primeiro lugar, podemos nos perguntar quem é o catequista? O catequista é uma pessoa que crê em Jesus Cristo, fez a escolha por Jesus Cristo e segue o seu evangelho; responde à sua vocação de batizado e de crismado; é acolhido pela comunidade. Isto quer dizer que é membro atuante e participante da comunidade e dá testemunho de vida cristã; busca com dedicação a formação necessária para esta missão.
Nesse sentido, concluímos que, se ser catequista é uma vocação, um chamado de Deus a uma missão, o compromisso do catequista é, em primeiro lugar, com Deus e seu Reino, com Jesus e seu projeto, e com a Igreja, Esposa de Cristo. Quem assume a catequese como missão deve buscar crescer cada vez mais, procurando investir em: acolhimento, valorizando as pessoas; alegria em anunciar o Evangelho; bom relacionamento com os outros; trabalho em equipe, com o grupo de catequistas da comunidade e da paróquia; compromisso comunitário, pois somos Igreja; firmeza e perseverança, mesmo e sobretudo diante das dificuldades; organização e pontualidade; técnicas criativas para os encontros; motivação da fé; solidariedade; participação na vida da Igreja e, principalmente, testemunho de vida cristã.
Enfim, o compromisso do catequista é muito maior do que pensamos; é assumir com amor a missão de fazer com que a Palavra de Deus, ecoe levando  todos a fazer o encontro com a pessoa de Jesus Cristo e torne-se também seu discípulo e missionário, transformando o nosso mundo, a nossa vida, a nossa sociedade. Que nossos catequistas, pela graça de Deus, sempre possam assumir sua vocação, missão e compromisso de evangelizar e espalhar o amor de Jesus na Terra!

Nenhum comentário:

Postar um comentário